Metas palpáveis

17/01/2017

adj. m/f  1. Que se pode tocar, ver ou perceber; 2. Fig. Que é claro, evidente, incontestável.
Cá estou, um tanto quanto Sarah Nelson, definindo palavras e estabelecendo metas tangíveis de leitura para o ano de 2017. Será que logo mais estarei falando com a Planta? É difícil dizer. Como contei aqui, 2016 foi o ano dos filmes e, ainda que tristemente, devo admitir que li muito pouco. Apesar dos pesares, the show must go on, então quis estabelecer uma meta pé no chão para esse ano, justamente por conta de faculdade, trabalho, vida social (mentira, não tenho) etc.

2016 be like

12 livros em 12 meses
O nome já é bem óbvio, mas vale ressaltar: o objetivo é ler, no mínimo, doze livros. Isso significa que outros títulos podem ser, eventualmente, inseridos aí no meio (oi, faculdade), mas esses são os principais e (quase) obrigatórios.

1. Claros sinais de loucura | Karen Harrington
Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica.

2. Vá, coloque um vigia | Harper Lee
Jean Louise Finch, mais conhecida como Scout, a heroína inesquecível de "O sol é para todos", está de volta à sua pequena cidade natal, Maycomb, no Alabama, para visitar o pai, Atticus. Vinte anos se passaram. Estamos em meados dos anos 1950, no começo dos debates sobre segregação, e os Estados Unidos estão divididos em torno de questões raciais.

3. No sufoco | Chuck Palahniuk
Victor também trabalha num parque temático com um bando de figuras medíocres, ronda grupos de viciados em sexo para curtir as viciadas e visita a mãe convalescente, cujo Alzheimer esconde um segredo fantástico sobre sua concepção. No Sufoco é Clube da Luta para os sexólatras.

4. Diga aos lobos que estou em casa | Carol Rifka
1987. Só existe uma pessoa no mundo inteiro que compreende June Elbus, de 14 anos. Essa pessoa é o seu tio, o renomado pintor Finn Weiss. Tímida na escola, vivendo uma relação distante com a irmã mais velha, June só se sente 'ela mesma' na companhia de Finn; ele é seu padrinho, seu confidente e seu melhor amigo. Quando o tio morre precocemente de uma doença sobre a qual a mãe de June prefere não falar, o mundo da garota desaba.

5. O menino dos fantoches de Varsóvia | Eva Weaver
Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança. E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de marionetes - um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo. O avô de Mika morreu no gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos. Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho... o príncipe. E um teatro de marionetes seria uma maneira incrível de alegrar o primo que acabou de perder o pai, o menininho que está doente, os vizinhos que moram em um quartinho apertado.

6. O começo de tudo | Robyn Schneider
O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina - um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez - em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social.

7. Contato | Carl Sagan
O que está em jogo é o mundo tal como o conhecemos. Sagan convida os leitores a uma viagem pelo buraco negro que é a inteligência humana, mostrando que sinais captados num radiotelescópio podem conter mensagens capazes de nos fazer repensar toda a nossa concepção da vida e do universo.

8. O sol é para todos | Harper Lee  [RELEITURA]
Um livro sobre racismo e injustiça - a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.

9. O menino no alto da montanha | John Boyne
Quando Pierrot fica órfão, precisa ir embora de sua casa em Paris para começar uma nova vida com sua tia Beatrix, governanta de um casarão no topo das montanhas alemãs. Mas essa não é uma época qualquer- estamos em 1935, e a Segunda Guerra Mundial se aproxima. E esse não é um casarão qualquer, mas a casa de Adolf Hitler. Logo Pierrot se torna um dos protegidos do Führer e se junta à Juventude Hitlerista. O novo mundo que se abre ao garoto é cada vez mais perigoso, repleto de medo, segredos e traição. E pode ser que Pierrot nunca consiga escapar.

10. Eu, robô | Isaac Asimov
'Eu, robô' reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres 'Três Leis da Robótica' - os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.

11. A vida do livreiro A. J. Fikry | Gabrielle Zevin
Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos. Uma carta de amor para o mundo dos livros. "Livrarias atraem o tipo certo de gente". É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é "Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo". Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria.

12. O clube de leitura de Jane Austen | Karen Joy Fowler
Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás.

A lista tem alguns clássicos, outras leituras mais leves, bem como um pouco de ficção científica e trash (oi, Chuck Palhaniusjkf). Já finalizei "Claros sinais de loucura" e, em breve, irei resenhá-lo por motivos de: que livro sensacional – obrigada, Kaio, pelo presente!

O que vocês pretendem ler em 2017? Falem aí!

36 comentários:

  1. Adorei seu blog. Mas nem vou falar da minha meta de leitura, senão eu vou chorar aqui hahah, porque é só livro de teoria e isso é uma tristeza xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHH, obrigada! ♥ Nem me fale, já estou preparando meu psicológico para as leituras obrigatórias da faculdade! hahaha

      Beijin :*

      Excluir
  2. Eu ainda não fiz a minha lista de 2017, porque ando meio frustrada com as listas anteriores huahua mas reservarei um tempinho para montá-la. Amei a sua!

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monta sim, fiquei curiosa para ver! <3 Obrigada!

      Beijos ;*

      Excluir
  3. Medo de vc vir com essa meta de doze e destruir a meta, igual fez com os filmes ahaha Medo nada, quero mais é que aconteça igualzinho pra ver aquela lista do amor no final do ano ✌��
    Desses já li o Menino dos Fantoches de Varsóvia, mas não vou dar spoilers... só dizer que achei bom, mas podia ser bem melhor. Sucesso na meta :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vou torcer por isso, porque ano passado minhas leituras foram um fiasco. HAHAHA

      Sabe que eu li um trecho desse livro (naquelas amostras oferecidas pelas editoras) e também tive a sensação de ~está faltando algo~? Porém, a curiosidade falou mais alto e agora tenho que ir até o fim. hahahaha

      Obrigada!
      Beijão :*

      Excluir
  4. Eu fico encantada com vcs que leem assim =) meta de leitura eu nem traço mais, ando uma negação pra ler =( mas como vc msm disse, não é uma meta impossível! vou ficar de olho pra acompanhar suas conquistas da meta ^^ beijos beijos!

    Metamorphya•••

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que admitir que já li com uma frequência muito maior! Meu ritmo caiu bastante nesses últimos anos, mas gosto de pensar que é porque a qualidade das leituras aumentou. HAHAHA

      Obrigada!

      Beijo ;*

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu estou a louca dos projetos para esse ano, mas a minha principal meta é ler todos os livros não lidos da minha estante. Estou com muitos livros acumulados, então fiz essa meta. Dessa sua lista ai ainda não li nenhum, mas quero ler a maioria.

    Adorei sua meta, e estou torcendo para que você consiga cumprir ;)

    Beijos

    www.entrelinhaseparagrafos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só havia dois livros parados na minha estante e já tratei de colocá-los na lista também. HAHAHA Achei sua meta bem consciente!

      Obrigada, de verdade!

      Beijos :*

      Excluir
  6. Vi tivemos a mesma ideia o mesmo plano, 12 livros para 12 meses.
    Nos ultimos anos troquei paginas abertas por guias no computador, de forma involuntaria mas sinto falta. Sinto falta de ler e descobrir o mundo. Gostei dos titulos sugeridos, ainda nao li nenhum e tenho uma lista com 12 ja. Mas vou favoritar o post para nao perder, vai que né sobra tempo ahhaha

    caosarrumado.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, a hora que vi o post do teu blog eu nem acreditei! Tivemos a mesma ideia. hahaha Sim, também percebi isso em mim e é algo que pretendo mudar! Acho que a meta de 12 em 12 é concreta e fácil de ser cumprida.

      Boa sorte para nós!

      Beijo :*

      Excluir
  7. Sempre estabeleço um número mínimo de livros para ler durante o ano, rs. Às vezes, leio mais, às vezes, bem menos, mas eu tento hahaha
    Eu sou doida para ler Claros sinais de loucura!!! E a-d-o-r-e-i a ideia de O clube de leitura de Jane Austen, já coloquei na listinha <3
    O próximo livro que eu quero ler chama O Milagre da Manhã, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é a gente seguir lendo! hahaha

      Olha, recomendo FORTEMENTE. Guria, que livro sensacional, é meu novo queridinho. A Sarah é uma protagonista maravilhosa, tu vai se encantar por ela!

      Nunca tinha ouvido falar, a ideia parece bem interessante! haha

      Beijos ;*

      Excluir
  8. De nada, você merece esse e todos os outros dessa lista (pode encomendar, é sério), TE AMO guria, me desculpa pela ausência nos comentários do teu blog, tu sabe como está corrida a nossa vida ultimamente, continue sempre assim, escrevendo, publicando, contando uma história ou outra, tu é fantástica e teu blog também! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um amor, te amo mais ainda! ♥ E não precisa se desculpar por nada, tu tá sempre aqui do meu lado, isso é tudo o que eu preciso.

      Excluir
  9. Amei as tuas escolhas! Eu já fiz meta pra me decepcionar mesmo que é a de 52 livros (um por semana) que eu sou burra mesmo hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! <3 Gente, que coragem. É bastante livro, ein! HAHAHA Boa sorte com a sua meta.

      Beijos :*

      Excluir
  10. Ai guria, acredita que eu AINDA não fiz minha lista de livros do ano? Eu tenho uma lista gigante de livros na fila de espera, mas, como ano passado foi uma confusão, imagino que devo fazer algo como você fez por aqui. Inclusive, eu não conhecia a maioria dos livros que você citou, me interessei por vários e acho que minha lista cresceu, hahaha. Mas preciso estabelecer um número atingível também. Ótimo incentivo, Victória, obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tempo ainda, relaxa. hahaha Quando fizer a lista me marca que estou curiosa para saber o que você vai ler! <3 Conforme eu for lendo, vou resenhando por aqui, então fica de olho. hahaha

      E capaz, espero que seu ano seja cheio de leituras gostosas.

      Beijo ;*

      Excluir
  11. Tô montando a minha lista de 12 livros pra 2017 agora mesmo e ainda não decidi quais serão os que realmente quero ler, mas prosseguimos animadamente nas leituras.

    Eu adoro muitos livros da tua lista, especialmente Eu, robô. QUE LIVRO SENSACIONAL! Espero que goste da leitura tanto quanto eu.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AE, já quero ver! hahaha <3

      "Eu, robô" e "Contato" já estavam na minha lista de espera faz MUITO tempo, daí vi teu post sobre livros favoritos e considerei um sinal do além! HAHAHAHA Estou *ansiosa* para lê-los.

      Beijão ;*

      Excluir
  12. Alguns dos livros da sua lista também fazem parte da minha, mas tem um em especial que eu já li e ano de paixão que é "Diga aos lobos que estou em casa", sério, é um livro maravilhoso! Quando eu terminei de ler, não soube se fui eu que devorei o livro ou se foi ele que me devorou haha
    Erro Casual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li a prévia (disponibilizada pela editora) e fiquei completamente apaixonada! Bom saber que minha intuição estava certa e ele é bom mesmo. hahaha ♥ Já estou ansiosa para lê-lo!

      Beijo ;*

      Excluir
  13. Eu fiz essa mesma meta ano passado porque, como você disse, é uma meta bem tangível. Acho que nunca demorei mais de 30 dias pra ler um livro (na verdade, costumo ler em uma semana no máximo). Mesmo assim não consegui cumprir a meta por causa do famigerado TCC que consumiu todas as possíveis leituras do último semestre e algumas crises de ansiedade e etc no primeiro. Da sua lista, fiquei curiosa pra ler No sufoco (porque li Clube da Luta e fiquei simplesmente apaixonada), O menino dos fantoches de Varsóvia (li muitas resenhas elogiando MUITO esse livro) e Claros sinais de loucura (que eu fiquei encantada com a sinopse, coloquei no Kindle e até agora não comecei a ler). Vou ficar esperando sua resenha kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida, uma pena tu não ter conseguido concluir a sua meta. Porém, temos que manter em mente uma lista de ~prioridades~, né? TCC é um inferno mesmo, tô ligada! Espero que tenha dado tudo certo no final das contas. ♥

      "Claros sinais de loucura" é um livro SENSACIONAL, juro! HAHAHA "No sufoco" fiquei curiosa justamente por ter lido "Clube da luta" também.

      Beijos :*

      Excluir
  14. Este ano estou ansiosa pelas minhas leituras. Já estou no 5º livro do ano, mas agora dei uma pausa para colocar outras atividades em dia hahaha
    Dessa sua listinha morro de vontade de ler " Diga aos lobos que estou em casa". Já li alguns, inclusive A vida do Livreiro é bem lindinho viu? Simples, mas fofo <3

    Boa sorte com as metas *_*
    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sonho! Estou no segundo livro do ano ainda. HAHAHA Pelo pouco que li, parece ser um livro fenomenal, assim que terminá-lo irei fazer uma resenha por aqui. ♥ Ah, que bom saber. hahaha

      Obrigada!
      Beijos ;*

      Excluir
  15. Em 2015, fechei o ano com míseros 6 livros. Ano passado foram 18 acrescentados no Skoob. Esse ano pretendo ler pelo menos trinta - e que pelo menos metade desse número inclua os que eu já tenho e fico deixando de lado. To seguindo uma dica super legal do blog Caligrafando-te que diz para enumerar todos os livros não-lidos que você tem, cortar, por num potinho e ir sorteando, de acordo com que você vai lendo. É lógico, não vale trocar de papel até achar um que se queira. A graça é ler o inesperado. Até o momento não tirei nenhum papel porque to lendo uma série de treze livros e pretendo terminá-la antes de focar em outra coisa, mas os papéis já estão prontos dentro do potinho.

    Da sua lista, só conhecia o 8, 10 e 12. Acho que nenhum está nos meus desejos até então. Atualmente estou indo pro terceiro livro do ano - queria já estar no quinto, mas ok. Por enquanto, a gente segue tentando seguir metas palpáveis. Ou criando listas imensas e se frustando por não conseguir dar conta. Às vezes acontece os dois. Problemas de mentes leitoras. Um dia a gente se adapta.

    Obrigado pela visita ao meu blog! Já segui aqui. Adorei seu blog, você parece ter muito de quem eu sou também, haha. E obrigada por estar no Blogroll, deixa só eu fazer uma daquelas imagens "frescurentas" que eu inventei pra pôr lá que eu retribuo o carinho. Muito obrigada mesmo.

    (e desculpa por quase ter outro post nos seus comentários - às vezes eu me empolgo)

    Beijos do Conto Paulistano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fechei 2016 com míseras 5 leituras, admito que fiquei bem triste! Não tenho muitos livros deixados de lado, acredito que apenas dois e, ainda assim, já fiz questão de colocá-los na lista desse ano!

      Poxa, adorei essa ideia do potinho! Deve ser bem legal a leitura surpresa, né? ♥ Exatamente. HAHAHA Estou tentando manter o pé no chão, mas é difícil, pois sempre vão surgindo novos livros que parecem super interessantes.

      Capaz! Obrigada por retribuir a visita.

      Beijo :*

      Excluir
  16. Vic, de toda tua lista só conheço o livro 5, porque tenho (e ainda não li). Linda a tua lista, gostei demais. E meta de leitura bem palpável mesmo. Eu não tô lendo nem um livro por mês, por puro descaso.

    Beijo meu,
    Mafê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da lista! ♥ Também não estou lendo muito, acontece, né? haha

      Beijão ;*

      Excluir
  17. Adorei sua lista pé no chão de livros a serem lidos nesse ano! Eu não consegui ser nada pé no chão e disse que leria 100 títulos! ahaha E, obviamente e tecnicamente, já estou atrasada nas leituras! kkkk
    Também quero ler O Sol é Para Todos e trata de colocar um título da Jane Austen aí nessa lista, tem espaço! rsrs Aproveita quando tiver férias da faculdade!
    Só li 7 de 100, mas se for para dizer o amor mais amor de todos até agora, ficaria com 'The Heart of Betrayal' da Mary E. Pearson (Dark Side Books). Se gostar de romance daqueles com reviravolta e personagens excelentes, confere a trilogia, chama Crônicas de Amor e Ódio. <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Sei como é, minha lista de 2016 também foi super sonhadora e nada pé no chão. Infelizmente, acabei lendo muito pouco e, esse ano, decidi ser mais realista, para não me decepcionar tanto. hahaha

      Depois me conta o que achou da leitura. Pode deixar, vou colocar, sim! <3

      Sou apaixonada pelos livros da DarkSide, visse? Com certeza vou conferir e colocar na lista de leituras para o futuro. haha

      Beijão :*

      Excluir
  18. Eu devia ter seguido seu conselho e colocado uma meta atingível no Goodreads! Coloquei 40 livros e já tô me imaginando chorando por não ter conseguido ler tudo... mas eu ainda tenho fé!! haha.

    Espero que você consiga ler os 12 livros que se propô. Claros Sinais de Loucura está na minha wishlist *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chora não! HAHAHA Faz parte, o importante é continuar lendo. <3 Também espero. hehe

      Beijos ;*

      Excluir


Tecnologia do Blogger.